quinta-feira, 30 de maio de 2013

Isamu Noguchi inicia exposição em Junho no Instuto Tomie Ohtake





Isamu Noguchi (1904-1988), foi um dos 20 maiores escultores do século. Tanto o ramo da escultura, quanto jardins, móveis e cerâmicas. Uniu a arte tradicional e o moderno criando um estilo único dentro do design.
Nascido em Los Angeles, morou no Japão até os 13 anos, quando voltou aos EUA. Mais tarde tomou aulas no New York´s Lower East Side, Onorio Rutuolo sendo seu tutor. A partir disso abandou os estudos para a faculdade de medicina e tornou-se escultor profissinal.
Constantin Brancusi certamente virou a perspectiva de seu trabalho, quando Noguchi o viu em uma mostra
em 1923. Foi a Paris conhecer o trabalho de Brancusi em seu ateliê em 1927/1929. Foi nesse período que
Isamu torna sua arte moderna, abstrata, mas com significâncias líricas, tendendo até para o místico.


Outros ``casamentos´´ foram fundamentais na carreira de Noguchi, artista que não se enquadrou em nenhum movimento artístico. Seu trabalho com palcos de teatro em 1935 com a coreógrafa Martha Graham, assim como Merce Cunningham , Erick Hawkins, George Balanchine e John Cage.
Destaques vão para sua mesa de vidro produzido por Herman Miller, em 1947. Seu sucesso comercial no design e na produção de massa.




Possui também o seu próprio museu, o Noguchi Museum, no seu ateliê em Long Island e sua arte, intinerante em todo o mundo, passa pelo Brasil em uma mostra no Instituto Tomie Ohtake. De 7 de junho a 21 de julho cujas 44 peças são provenientes.




Av. Faria Lima, 201
Entrada pela rua Coropés
Pinheiros - São Paulo
Das 11 às 20h
Grátis

http://www.institutotomieohtake.org.br/programacao/exposicoes/noguchi/






Nenhum comentário:

Postar um comentário