segunda-feira, 24 de junho de 2013

Casa da Imagem recebe exposição sobre Juca Martins

A partir do dia 23 de junho, a Casa da Imagem, em São Paulo, recebe a mostra "Testemunha Ocular, Fotografias de Juca Martins"

A exposição apresenta o fotojornalismo brasileiro dos anos 1970 e 80 através do olhar do jornalista, presente em momentos históricos sociais, políticos e mesmo ecológicos que o acercavam o país na época.

Assembléia dos Metalúrgicos do ABC, São Bernado, 1980

Diretas Já, São Paulo, 1984

Greve, São Bernado do Campo, 1980

Movimento Contra o Custo de Vida, São Paulo, 1978

As fotografias de Juca retratam as violentas repressões do poder público às manifestações contra o regime militar ditatorial, a luta pela anistia aos presos políticos, as greves dos metalúrgicos e bancários, a poluição ambiental, a violência contra prostitutas e travestir estão entre as 78 fotografia que fazem parte da mostra que tem curadoria de Monica Caldiron.

Durante o mesmo período expositivo de Juca, a mostra também recebe fotografia de Marcelo Zocchio e Marcelo Moscheta, além de uma instalação de João Loureiro, concebida para o Beco do Pinto.

"Ladeira do Carmo", da série "Repaisagem" de Marcelo Zocchio

A exposição "Repaisagem" de Marcelo Zocchio, traz 12 fotografias do livro homônimo do artista, lançado pela Editora Dash em 2012. Cada montagem foi produzida a partir de duas fotografia de um mesmo lugar na cidade: uma antiga, coletada em arquivos de imagem; e uma atual, produzida pelo autor.

Já a mostra "Potências de 10", assinada por Marcelo Moscheta, é formada por uma por uma publicação de 32 páginas em formato tabloide, onde são apresentadas as imagens do ensaio de Mosheta sobre a relatividade das escalas do universo em frações de 10. Além de fotos, o visitante por assistir ao documentário "Powers Of 10", de 1977.

"Potência de 10" de Marcelo Moscheta
E para completar a exposição de João Loureto, "Pedra que Repete", que ocupa uma sala e os três patamares da escadaria da antiga via de acesso a região do porto do Rio Tietê à cidade alta com um movimento sinuoso e lento, quase imperceptível. Loureiro completa a instalação com uma moeda cunhada em bronze com duas efígies idênticas que gira indefinidamente sobre uma mesa.

Quando: de 23 de junho a 15 de setembro
Onde: Casa da Imagem (Antiga Casa Um)
Rua Roberto Simonsen, 136-B, Centro - São Paulo
Estação Sé (Metrô Linha 1 Azul e Linha 3 Vermelha)
Museu da Cidade
(11) 3106-5122
Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h
Quanto: Gratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário