quarta-feira, 5 de junho de 2013

Jaromil Jireš é lançado pela Lume com clássico da nouvelle vague tcheca





Jaromil Jireš, um dos mais profícuos autores de cinema tcheco. Inaugurador da nouvelle vague da Tchecoslováquia, a Lume Filmes lança sua obra-prima, "Valerie e a semana das Maravilhas" (1970) baseado em um romance de Votezsalv Nezval. O filme é conhecido como a parábola da menstruação. Sai em DVD pela Lume filmes este clássico do cinema. 
Valerie (Jaroslava Schallerova), orfã de 13 anos, vive com sua avó. Tem os seus brincos roubados, mas devolvidos por Eagle (seu irmão), agora possuidores de poderes mágicos. Ela imaginava ser filha de um padre, mas fora uma trama de um monstro, Weasel, com poderes malignos que pretende tirar a juventude de Valerie. 
A arte surrealista, as cores do filme rementem a um universo onírico, atrelado ao choque entre sexualidade e infância. Levados aos encantos do ambiente de valores arquétipos da religião corrupta, da pedofilia, dos maus tratos a criança e do incesto é sem dúvida uma fábula paralela aos irmão Grimm ou à Alice de Lewis Carrol.  Desprovidas do ranço do politicamente correto, mas centrados em conotar laços comportamentais da figura feminina e seu papel em uma sociedade psicológica, feita a partir do inconsciente. Remetemos aos estudos de Carl Jung sobre os contos de fadas e o prisma da psicanálise que talvez exprimissem melhor a trama de Jires.








Muitos perceberão semelhança em filmes de Alejandro Jodorowski principalmente pela temática surrealista e os planos rápidos e instigantes. Mas a singularidade de Valerie advém da formação da protagonista, da ambiguidade de suas atitudes. Valerie não se enquadra como valor moral definido.  Foge de sua própria natureza, a formação da fecundidade feminina em esferas que demonstram sua redenção ao sexo e a simpatia pelo mau, mas  sempre em vigília por reaver a infância perdida. 







http://lumefilmes.com.br/home/valerie-e-a-semana-das-maravilhas.html



Dicas do Gros Rouge:

Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos 
Autor: Irmãos Grimm
Cosac Naify
Tradução: Christine Rohrig


Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Cosac Naify
Tradução: Nicolau Sevcenko

Nenhum comentário:

Postar um comentário