sábado, 22 de junho de 2013

Descobrindo a vida segundo Sebastião Salgado






Lançado em maio de 2013 o livro Gênesis, do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, é uma espécie de descoberta da vida, pois ao invés de militar mostrando geleiras derretendo, usinas nucleares decrépidas e animais banhados em petróleo, se pauta na criação do mundo pelo prisma fotográfico pela preservação, adentrando em terras distantes, diametralmente opostas em pontos cardeais diversos no planeta. Gênesis remete a criação, sem a antropia humana, um dos grandes trunfos do projeto feitos ao revelar uma fotografia de um Deus implícito engendrando o mundo perfeito, simbiótico e harmonioso. Desde a tribo Z´oe amazônica aos Yamal, na Sibéria russa.
A dramaticidade, o intocável e o poder emanam dessas fotos, que certamente geram um sentimento de ``poder envergonhado´´. A capacidade indiscriminada de poder do homem em destruir, mas impedido pelo encontro da pulsão total da vida. Uma obra gênial.


O projeto está em exposição no Jardim Botânico no Rio de Janeiro desde 29 de maio. A exposição conta com 245 fotos em preto e branco e tem como curadora a urbanista Leila Wanick Salgado, sua esposa. A entrada é gratuita e as fotos ficam expostas até agosto. Juntamente com a exposição, Gênesis gerou um projeto de documentário que Wim Wenders está rodando, que terá pré estreia em agosto no Festival de Veneza.
O livro sobre o projeto já está e a venda em todo Brasil pela Editora Taschen. O livro marca a estreia da editora no Brasil, com sede no Rio de Janeiro.






Exposição Genesis - Sebastião Salgado

Quando: De 29 de maio a 26 de agosto
Onde: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico - Rua Jardim Botânico, 1008, Rio de Janeiro/RJ
Quanto: Grátis
Horários: De terça a domingo, das 9h às 17h









Genesis - Sebastião Salgado
Editora: Taschen
Páginas: 520
Formato: 24,3 x 33,5 cm


Nenhum comentário:

Postar um comentário