domingo, 23 de junho de 2013

Os novos horizontes da fotografia americana



O MIS estreia com a exposição Ralph Gibson & Larry Clark - Amizade, fotos e filmes, com curadoria de Nessia Leonzini. A exposição aborda Ralph Gibson, fotógrafo americano que usa pontos de mistério e sexualidade, muitas vezes usando o cotidiano. Seu apuro tecnico e a fidelidade com a sua Leica, usada pelo fotógrafo há quase 50 anos. Seu uso erótico em enquadramentos formais, geram uma presença quase geométrica sobre o sexo e o cotidiano e seus objetos respectivos. A quebra da forma nas curvas da mulher, perfeitamente submerso ao meio da fotografia, se exaspera em sair desse aprisionamento do campo material, para continuar vivendo na metafísica.

























Larry Clark, mais conhecido como diretor de Ken Park (2002) e Kids (1995), tem sua faceta de fotógrafo em um jogo entre obscenidades do meio jovem, comumente explorada nos anos 90. Seu estilo remete ao universo juvenil relacionado a descoberta da sexualidade, drogas e violência. Uma resposta ao mundo decadente, sem esferas ideológicas que marcam os anos 90 foram aproveitadas no universo do punk rock entre outras ``culturas marginais´´. Muitas fotos tem o ar sombrio de Travis Bickle, protagonista de Taxi Driver (1976), obra prima de Scorsese tão associado a anarquia e a contracultura do stablishment americano.
Seu  polêmico livro de fotografias Tulsa (1971), tem como base Clark e seus amigos usando drogas em imagens em preto e branco. Todos os longas de Clark serão exibidos juntamente a mostra.
 Dia 27 de junho Ralph Gibson se apresenta ao público em um bate-papo.















Ralph Gibson & Larry Clark - Amizade, fotos e 
filmes
MIS - Av. Europa, 158 - Jardim Europa- São Paulo
fone: 2117-4777
R$ 3 a R$6
De 27 de Junho a 22 de Setembro




Nenhum comentário:

Postar um comentário