`` E quando passarem a limpo,
E quando cortarem os laços
E quando soltarem os os cinto,
Façam a festa por mim... ´´
Talvez a canção de Ivan Lins e Vitor Martins esclareça o porque do cenário feito de ``montanhas´´ de rolhas de cortiça. As comemorações dos nossas feitos, as champagnes e vinhos abertos para ludibriar-nos com fases conquistadas da nossa vida, do nosso tempo em que vivemos. Essa montanha vai se acumulando como a maturidade da leitura de nossa geração, do entendimento do ser e seu tempo. Aí nasce a trama da peça.
Aos Nossos Filhos, peça do diretor João das Neves e texto de Laura Castro adentra no universo feminino em disputa sobre a idealização de mundo. Vera (Maria de Medeiros), uma ex-guerrilheira contra a ditadura e psiquiatra recebe a noticia de sua filha Tânia (Laura Castro) pretende ter um filho de proveta com sua namorada lésbica Vanessa. Surge a intriga entre gerações no embito de prevalecer o futuro da criança. Vera com seu ideário libertário, almejando liberdade política em um lugar igualitário onde sua filha, ou o futuro, poderia nascer.
Tânia representa a geração que se beneficiou da luta política, da revolução tecno-científica do individualismo. Vê no cerne da liberdade individual nada mais que um espectro do direito constitucional, arma da nova geração em prevalecer seus objetivos.
Entre as duas personagens tão inertes em seus tempos, adentrarão em uma espiral de preconceitos, liberdades, ideários e família.
Laura Castro, idealizadora do texto, terminou recentemente um documentário para a Comissão de Anistia no Brasil. O enredo aborda a relação da mulher e da filha de Eduardo Leite, o Bacuri, morto pela ditadura militar.
Maria de Medeiros, lançou recentemente seu disco novo Pássaros Eternos. Eternizada com filmes como Pulp Fiction e Henry & June, faz seu primeiro texto brasileiro. Imperdível.
Teatro Tuca
2 de agosto a 1 de setembro
Texto Laura Castro. Direção João das Neves. Com Laura Castro e Maria de Medeiros. Piano: Filipe Bernardo e Iuri Salvagnini. Duração: 90 min.
Sex. R$40, sáb. e dom. R$50
Nenhum comentário:
Postar um comentário