quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O rascunho do infinito





No ano de comemoração do centenário da artista plastica japonesa radicada no Brasil, Tomie Ohtake é
Com curadoria de Arnaldo Farias e Paulo Miyada, Influxo de Formas se pauta em uma busca pelo detetivesco, descobrir a nuance criativa, a força motriz artística de Tomie.





O hábito da artista em conservar em cadernos folhas soltas com miniaturas de seus quadros. Por muitos anos, Tomie rasgou e recortou páginas de revistas brasileiras e japonesas, além de cartões postais, envelopes e o que mais lhe caísse nas mãos, a fim de criar os módulos de seus estudos para pinturas e gravuras. Das milhares de esboços, maquetes e desenhos que Tomie fez em 6 décadas de trabalho e de centenas de peças que a artista guardou em seu ateliê. resultaram em uma seleção de cem peças, entre colagens, materiais de estudo, cadernos de estudo, croquis, maquetes de esculturas e desenhos. Dividas as peças por área das artes plásticas e do estudo, ocupam uma sala do Instituto Tomie Ohtake.





O nome da exposição, Influxo de Formas, remete a descoberta dos curadores, em um ciclo temporal no uso das formas, como por exemplo imagens dos anos 60 usados em quadros mais recentes de Tomie Ohtake.
Já a outra sala compõe de 30 peças de Tomie, entre eculturas, gravuras e pinturas. ``Suas linhas não tem começo nem fim, elas retomam sempre, como letras de um alfabeto pessoal que Tomie manuseia incessantemente, percorrendo as em tamanhos, cores e materiais variados´´.
Durante anos a artista seguiu a técnica de colagens de papel cortado, goulaches découpés, de Matisse, sua segunda maior influência seguido de Rothko e o americano Robert Motherwell.
``Esse jogo torna-se mais elaborado conforme notamos que, mesmo depois de consolidadas em uma pintura, as formas seguem vivas, escoam para novas telas, às vezes com outras cores e pinceladas, às vezes, ``simplesmente´´, de outro tamanho. Se levarmos em conta suas gravuras podemos desistir de vez de acreditar que se as linhas de Tomie possam ser represadas em definitivo´´, dizem os curadores sobre Tomie.


Instituto Tomie Ohtake 
Rua dos Coropés, 88 - Pinheiros 
Terça a sábado das 11h às 20h
Até 29/09
Entrada Gratuita 

Nenhum comentário:

Postar um comentário