quarta-feira, 3 de julho de 2013

As múltiplas facetas de Howard Hawks agora em mostra em São Paulo





Howard Hawks 1896- 1977) foi sem dúvida o mais versátil dos diretores de Hollywood. Com concomitância de unir gêneros como noir, drama, comédia western e ficcção científica, Hawks foi um dos alicerces da chamada cinefilia, corrente crítica francesa que foi contrário ao estigma intelectual de que o cinema comercial americano seria alienado e ignorante. Jean Luc Godard dizia que Hawks é o maior artísta americano que já existiu. Magistralmente Hawks é um dos precursores do cinema de autoria, menos óbvio que DeMille ou Welles, mas encantou o mundo juntamente a Hitchcock, a maestria do cinema hollywoodiano. Não se apegava ao título de artísta. Era pragmático e conservador. Gerou esteriótipos femininos ridículos em seus filmes. Mas nunca deixou de ser cultuado como diretor de alto nível.
Dirigiu atores da época de ouro do cinema americano como John Wayne, Edward G. Robinson, Gary Cooper, Humphrey Bogart, Marylin Monroe e Katharine Hepburn. Fez inúmeros clássicos do cinema como A Beira do Abismo, Rio Vermelho, Scarface, Bola de Fogo e A levada da Breca.

A partir do dia 2 de julho o CCSP promove uma mostra de Hawks abrangendo 40 filmes do diretor. Os longas percorrem o período de 1927 a 1970. Incluem raridades como os filmes mudos do diretor, do período de 1927 a 1929

Destaques da programação:



Uma aventura na Martinica (1944), é baseado no livro homônimo de Ernest Hemingway e colaboração de William Faulkner, seu amigo de longa data e fez sua última contribuição antes de morrer. Harry Morgan (Bogart) é dono de uma pequena embarcação, que alugava para turistas pescadores.
O que ocorre é que membros da Resistência Francesa resolvem alugar o barco, pois fugiam dos nazistas. Os nazistas matam Johnson, quem iria pagar pelo barco alugado.Sem dinheiro, Morgan não tem escolha e alia-se a resistência.





Os Homens Preferem as Loiras(1953), as dançarinas Lorelei (Marylin Monroe) e Dorothy (Jane Russel) embarcam à Paris, com tudo pago pelo noivo de Lorelei, um magnata velho e feio. Mas seu sogro contrata um detetive particular para elucidar sua dúvida de interresses materiais e infidelidade da moça. A confusão está feita.
Nesse filme Marylin diz a famosa frase: ``Os diamantes são os melhores amigos de uma garota´´






Rio Bravo( ou Onde Começa o Inferno, de 1959), é sem dúvidas a sua obra prima. Hawks fez aos 62 anos, e estava tão nervoso para fazê-lo que vomitou.atrás do set de filmagens.O xerife de Presidio, no Texas, John T. Chance (John Wayne) e seus companheiros, o xerife bêbado de Rio Bravo, Dude (Dean Martin), Stumpy, o velho (Walter Brennan), o jovem Colorado Ryan (Ricky Nelson) e a garota Feathers (Angie Dickinson), o par de Chance, precisam enfrentar um exército de pistoleiros, contratados por um latifundiário que fora preso por assassinato, em troca de sua liberdade.
Dmitri Tiomkin fez uma das maiores trilhas de filmes de todos os tempos em Rio Bravo.
Onde começa o Inferno é uma resposta conservadora ao filme Matar ou Morrer (1952), de Fred Zinnemann, que é considerado uma crítica ao McCarthismo e sua Lista Negra.





Confira a Programação:
http://www.centrocultural.sp.gov.br/programacao_cinema.html

De 2 a 31 de Julho
CCSP - Rua Vegueiro, 1000 - Liberdade
R$0,50 a R$1,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário