segunda-feira, 29 de julho de 2013

Projeto Jazz Na Fábrica ocupa o SESC Pompeia no mês de agosto




O SESC Pompeia em sua terceira edição do Festival Jazz na Fábrica, esse ano traz muitas novidades. Primeiro a duração de um mês de atrações nacionais e internacionais, com nomes consagrados do jazz, a partir de 1º de agosto até 1º de setembro.


Os destaques desse ano é a perspectiva do jazz oriundos da África e da América Latina, trazendo nomes como Richard Bona (Camarões), Afrikkanitha (Angola), Álvaro Montenegro (Bolívia), Edsel Gomez (Porto Rico) e Christian Galvez (Chile). 




McCoy Tyner
Já o cânone norte americano compõe McCoy Tyner, 75, ex pianista de John Coltrane em seu tempo aureo de quarteto, de 1960 a 1965 e  Roscoe Mitchell, lenda do free jazz. Também participam nomes contemporâneos como o trio Sun Rooms, criado em 2008 em Chicago. Um dos músicos mais requisitados no blues, jazz e R&B, o organista Dr. Lonnie Smith, continua sua tradição do uso de seu órgão Hammond há mais de 50 anos.
Já a grande cantora Macy Gray tem uma homenagem do saxofonista David Murray, que dará os arranjos em um mergulho no repertório da cantora e dos clássicos do jazz, que contará com uma big band de 15 músicos. Macy Gray como cantora e atriz, influenciada por Billie Holliday e Betty Davis, é famosa pelo seu timbre rouco onde trará a mise en scène das crooners que arrebataram o cenário musical do jazz tradicional.



Dr. Lonnie Smith

Haverá nomes europeus de peso como Wolfgang Muthspiel, um dos maiores nomes do jazz da Austria, que joga o jazz com influências de música clássica contemporânea. O franco-libanês Ibrahim Maalouf mescla a música oriental e o ocidente com seu trompete de quarto de tom.


Raul de Souza
Raul de Souza, João Donato, Rabotnik, Alegre Corrêa, Ivo Perelman, Letieres Leite e Duo Nazário são a presença nacional do jazz e música instrumental. O trompetista Raul de Souza tocou com Airto Moreira e Flora Purim e é dispontado um dos grandes nomes do jazz, choro e samba e Donato é o músico mais influente dentro e fora do país, fez uma fusão de jazz, bossa nova e ritmos latinos. 

  

Doreen Ketchens Trio
O projeto contará com Jazz Na Rua, um evento que trará shows de jazz  gratuitos na rua principal da unidade, podendo contracenar com as demais atividades do SESC Pompeia. Terá nomes de peso como Doreen Ketchens Trio, que traz a sonoridade do berço do jazz em New Orleans. Considerada a versão feminina do clarinete de Louis Armstrong, Doreen funde elementos tradicionais do jazz raíz, com nuances de jazz moderno. Os brasileiros do Riverboat´s Jazz, trarão os standards clássicos do jazz da década de 20 e 30. 

Já no Deck do SESC, haverá o Jazz ao Por do Sol, onde haverá discotecagem e oficina de criação artística voltada para crianças.

Programação:
 http://www.sescsp.org.br/programacao/8184_JAZZ+NA+FABRICA#/content=programacao

SESC Pompeia 
R. Clélia, 93 - Água Branca




Nenhum comentário:

Postar um comentário